Oficina de criação de estampas

28/07/2017

Atividade será promovida neste sábado, 29 de julho, no Atelier Contextura, em Porto Alegre.

Já ouviu falar em sublimação? A técnica será abordada neste sábado, 29 de junho, em uma atividade no Ateliê Contextura. A primeira oficina de criação de estampas é uma oportunidade para profissionais da área da moda, design e para quem atua com criatividade e quer trabalhar com uma proposta mais sustentável. A aula será realizada a partir das 15h na Rua Armando Barbedo, 1091, em Porto Alegre. A atividade custa apenas R$ 30. Inscrições e informações podem ser solicitadas pelo telefone (51) 99963-2963 ou pelo email contato@shopcontextura.com.br.

Para quem se lembra das aulas de Ciências na escola, sublimação é a mudança do estado sólido para gasoso, sem passar pelo estado líquido. Quando falarmos em estampar tecidos, isso significa que um desenho em um papel feito com uma tinta especial é transferido para a peça a partir de uma prensa quente, como um decalque. Essa técnica funciona em tecidos de poliéster, como as malhas PET, e não é indicada para estampar algodão, por exemplo. A sublimação é uma escolha mais sustentável por gerar menos resíduos, com menor consumo de energia e água.

Quem participar da oficina vai criar (e levar para casa) seu próprio lencinho de óculos. E também vai conhecer a coleção de joias têxteis, que também será lançada neste sábado. O Ateliê Contextura, que promove a atividade, é uma referência em moda sustentável e aplicação de tecidos e técnicas variadas. A marca é conduzida por duas professoras que estimulam a conscientização de jovens sobre a importância da sustentabilidade na moda: Evelise Anicet Ruthschilling é coordenadora do Núcleo de Moda Sustável da UFRGS e sua filha, Anne Anicet, é professora de Design de Moda, Gráfico e de Produto da Uniritter.