RS Moda

11/07/2017

Evento para lojistas abre espaço para a sustentabilidade. Exposição de marcas e debates serão realizados entre os dias 12 e 14 de julho.

É tempo de sustentabilidade também no RS Moda. O evento, que será realizado entre os dias 12 e 14 de julho, ocorre paralelamente à Feira Brasileira do Varejo e deve abrir espaço para marcas sustentáveis e um debate sobre o tema para 2 mil empresários gaúchos. As atrações estarão na Megatenda do Setor E do estacionamento do BarraShoppingSul, localizado na Avenida Diário de Notícias, 300, no Bairro Cristal, em Porto Alegre.

A preocupação com uma moda mais consciente começou está no conceito do evento "Alma Consciente", refletido na escolha do material de divulgação, que tem entre as peças-símbolo um colete produzido a partir de recortes de tecido pela Contextura, marca reconhecida pela preocupação ambiental e social, liderada pelas professoras de moda Evelise Anicet Ruthschilling e Anne Anicet.

Todas as 45 marcas expositoras são gaúchas. Nomes como Preza, Unique Alfaiataria e Lizáli, reconhecidas pela proposta de uma moda mais sustentável estão entre as grifes presentes no evento. O conceito “Alma Consciente” resgata a importância da economia sustentável, com a ideia de vlorizar a produção local de boa qualidade e a relação entre fabricantes e lojistas,  uma das bandeiras do RS Moda – Varejo & Indústria Conectados. A ideia é aproximar os criativos do Estado já consagrados dos lojistas e confeccionistas, vinculando as pessoas que fazem parte do mercado aos movimentos culturais e comportamentais mais modernos. “Queremos fortalecer a produção gaúcha economicamente sustentável e com propósito, que valoriza a mão de obra local”, ressalta a presidente  do  Sindicato das Indústrias de Vestuário do Rio Grande do Sul, Dóris Spohr, responsável pela promoção do evento. De acordo com levantamento da RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) 2015, promovida pelo Ministério do Trabalho e do Emprego, existem no Estado 6,3 mil confecções, que empregam cerca de 21,7 mil pessoas.

Além da área de exposição, quem participar do evento, poderá conferir também um painel que vai destacar a moda sustentável. As professoras Ana Luiza Timm Soares (UCPel), Debora Idalgo (Faculdade Senac), Débora Maria de Macedo Quaresma (Ulbra) e Dulci Antunes (UPF) trarão a temática da sustentabilidade com a ajuda de duas mediadoras: Madeleine Muller, stylist e mestre em comunicação, e Renata Fratton, designer e doutoranda em história. O debate será no dia 14 de julho, às 15h.

O evento é fechado para lojistas e profissionais ligados à moda. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link  http://scheneventos.com.br/rsmoda/.