Pioneira Hermès

06/06/2017

Desde 2010, marca francesa usa o reaproveitamento para criar peças de decoração.

Muito antes do termo upcycling entrar para o vocabulário fashion, a grife francesa Hermès já dava aulas de como fazê-lo.

Em 2010, a empresa tradicional lançou o Projeto Petit H, iniciado por Pascuale Mussard, representante da 6ª geração de Tierry Hermès, o fundador da marca. A ideia se inspirou no conceito japonês wabi-sabi, que vê a beleza por trás da imperfeição. E assim nascia a coleção de artigos de luxo de decoração feitos a partir de materiais reciclados, reutilizados, peças com pequenos defeitos. Um porta-copos, por exemplo, nascia do resíduo de couro, um espelho podia surgir a partir de armações de bolsas e muito mais.

"A ideia é criar objetos excepcionais que são únicos em seu espírito de invenção e na qualidade de sua execução", explica Pascale Mussard. "No Petit h, um laboratório de recriação, testamos nossos limites em termos de formas, materiais, cores e técnicas. Nós recriamos, renovamos, reinventamos”, disse Mussard, na época do lançamento de uma das linhas.

Atualmente, Pascale Mussard continua à frente do projeto e acompanha o desenvolvimento de peças e o lançamento de coleções em um trabalho conjunto elaborado com diversos designers.

A empresa lançou inclusive uma sequência de cinco vídeos que contam um pouco sobre o processo de criação dessas peças.  Confira aqui: http://lesailes.hermes.com/petith