Hering promove ação de troca de tecidos em Blumenau

01/06/2017

Neste sábado, 3 de junho, a Fundação Hermann Hering cria a Tramateca durante evento de mobilização da cidade.

Uma das mais tradicionais empresas do setor de vestuário do País também dá seus passos para aumentar a sustentabilidade na moda. Neste sábado, 3 de junho, a Fundação Hermann Hering, braço da Hering que apoia projetos de empreendedorismo responsável, vai criar a Tramateca. Trata-se de um espaço voltado para retirada e troca de tecidos em desuso. A ação integra o movimento 100em1Dia Blumenau, que estimula ações positivas e intervenções urbanas na cidade. As atividades da Tramateca serão realizadas das 10h às 16h na Rua XV de Novembro, em Blumenau (SC).

O objetivo é convidar as pessoas para um pensamento mais coletivo e afetivo, em que a troca e compartilhamento surjam como possibilidades mais sustentáveis de criação e produção, evitando o desperdício e o descarte de tecidos ainda úteis. A Tramateca é uma forma criativa e até divertida de usar sobras de tecidos para incentivar uma economia mais afetiva. Essa iniciativa possibilita que o material que antes estava parado circule e fique disponível para futuras produções de outras pessoas. Uma ideia que traz para o palco o compartilhamento como forma de criar juntos.

Para participar, as pessoas deverão levar tecidos em bom estado, que serão pesados e organizados para se tornar moeda de troca. Qualquer tecido poderá ser trocado, desde o mais simples ao mais elaborado. A escolha depende dos participantes. O peso do tecido vale o mesmo na troca e a atividade dará uma nova vida a algo que não era aproveitado.

No ano passado, a Fundação Hermann Hering colocou em prática outra iniciativa inspiradora: a Trama Afetiva. Para isso, reuniu três importantes designers, Alexandre Herchcovitch, Marcelo Rosenbaum e Patrícia Centurion, na orientação de estudantes e profissionais interessados em desenvolver um processo criativo e produtivo mais afetivo e manual. A atividade contou também com a colaboração das costureiras do Cardume de Mães, um grupo produtivo formando por 10 mulheres da região de Campo Limpo, em São Paulo, e estimulou a criação de peças a partir de resíduos industriais formando a coleção Casca, da Hering.