Modelo de sustentabilidade

29/05/2017

Cooperativa Justa Trama lança coleção neste sábado, 3 de junho, às 10h, no Parque Farroupilha, em Porto Alegre.

Uma das iniciativas mais completas de moda sustentável do Brasil também está em Porto Alegre. É a Justa Trama, que neste sábado, 3 de junho, a partir das 10h, promove desfile de lançamento, em frente ao Monumento Expedicionário, no Parque Farroupilha, em Porto Alegre. A coleção “Moda que envolve: costureiras, artesãs e sustentabilidade” foi desenvolvida com apoio do Projeto Empodera, do Instituto Renner e da Onu Mulheres.

As roupas da Justa Trama são produzidas com algodão orgânico certificado e colorido com tingimento natural, que preserva totalmente o ambiente. O resultado desta parceria são roupas confortáveis, sustentáveis e para todos os gêneros e estilos.

A Justa Trama é representada  em Porto Alegre por uma cooperativa de 22 costureiras, a Univens, localizada na Zona Norte. Elas integram uma cadeia produtiva que inicia no plantio do algodão agroecológico e vai até a comercialização de roupas, reunindo cerca de 600 trabalhadores em empreendimentos nas cinco regiões do Brasil.

A organização que é referência em economia solidária e moda sustentável no Brasil é reconhecida internacionalmente como a rede mais completa do País. O grupo é formado principalmente por trabalhadoras, que desempenhas as funções de catadoras de sementes, agricultoras, fiadoras, tecedores, costureiras, artesãs e assentadas que trabalham com base na economia solidária, equidade de gênero, inclusão social, sustentabilidade e comércio justo.