Além das roupas

24/05/2017

Isadora Palmeiro Bergoli leva a moda e a arte para um projeto de conscientização da mulher e para a confeitaria.

A estudante de moda da Unisinos, Isadora Palmeiro Bergoli, descobriu que a moda vai muito além de produzir peças de roupas e acessórios e começou a colocar isso em prática em dois projetos cheios de arte, inspiração, força e poesia.

Um deles é o Bordadas de Si – a menor é linha entre dois pontos, que nesse caso pode ser curva, porque é sobre mulheres. “A ideia começou quando eu li alguns dados que me assustaram muito, como a idade em que a começa a se notar insatisfação das meninas com o próprio corpo, que é 6 anos!”, lembra.  Isadora conta que pensou em tirar fotos das mulheres e a relação delas com seus corpos e, como em um bordado, unir nossos pontos. A proposta é promover um despertar, um gostar mais de si mesmo, de seu corpo, de suas curvas, falar sobre como os corpos são lindos e provocar revoluções internas

Para isso, foram selecionadas algumas mulheres, inclusive a própria mãe de Isadora participou. Aos poucos, elas foram se soltando, conversando, tirando as roupas.  “Demorei um semestre para ter a iniciativa de mostrar para quem quisesse ver as imagens bordadas.  No dia da mulher, bordei nas fotos mensagens de auto-estima e relação com o corpo”, conta. É um projeto sobre mulheres reais e tem tudo a ver com moda,  porque fornece uma noção de como é feito um trabalho a mão, mostra o empoderamento feminino e a valorização do corpo da mulher, muitas vezes denegrido pela indústria da moda.

Outro projeto da estudante que já está em prática é O Bolo da Isa. “Surgiu quando eu estava no colégio, com vontade de comer bolo integral e disseminar poesia”, recorda. Os bolos eram vendidos na escola até chegar a fazer fila para comprar.  “Quando entrei na faculdade de moda, parei de vender, para organizar essa nova fase da minha vida. Agora no 3º semestre voltei a fazer os bolos, e com mais visão de oportunidade achei que podia rolar uma troca”, conta Isadora. A ideia da poesia era encorajar as pessoas a tirar o que escreviam da gaveta e também o que desenhavam, pintavam e mostrar para tudo. Agora, os bolos ganharam novos sabores e novas letras e cores para alimentar o corpo e a alma.

Ficou interessado em conhecer mais sobre os projetos da Isadora? Visite a página Bolo da Isa no Facebook (https://www.facebook.com/bolosdaisa/) e o perfil Bordadas de Si no Instagram (https://www.instagram.com/bordadasdesi/).