Europa sustentável

19/05/2017

VI Jornada de Moda Sostenible de Slow Fashion Next será realizada no dia 25 de maio em Madri, com participação da pesquisadora brasileira Alice Beyer Schuch.

O debate sobre moda sustentável vai ganhar um novo palco na próxima semana. Desta vez, a capital espanhola receberá a VI Jornada de Moda Sostenible de Slow Fashion Next. O evento ocorrerá na quinta-feira, 25 de maio.

A consultora de moda sustentável para a Cirkla Modo na Europa e co-fundadora da empresa ES-Fashion no Brasil, Alice Beyer Schuch, de Porto Alegre, que também é ligada ao Núcleo de Moda Sustentável da UFRGS, vai acompanhar o evento e apresentar sua pesquisa sobre reciclagem química de algodão. No início de maio, Alice também esteve presente no Copenhagen Fashion Summit, o mais importante fórum para a moda sustentável no mundo.

A Jornada é um encontro anual organizado em colaboração entre o Museu del Traje de Madrid e a plataforma Slow Fashion Next, da Espanha, que tem a pesquisadora gaúcha como mentora. “O objetivo é trazer discussões relevantes sobre moda e sustentabilidade para estudantes, designers e startups, além de promover o contato direto entre a indústria e a nova geração de profissionais”, destaca. Durante o evento, há debates e apresentações, exibições de produtos e tecnologias e ainda atividades de networking chamadas "toma um café comigo?". 

A brasileira observa que a Espanha tem se mostrado bem ativa no que se refere ao tema. "Eu me alegro muito de ter sido convidada a detalhar um pouco do que pesquisei no meu trabalho de mestrado, chamado Further-textile rebirth catalyst”, conta. Alice vai apresentar os prós e contras da reciclagem química de algodão como suporte à apresentação do processo Recover (que recicla mecanicamente). “A ideia principal é salientar o papel do designer e do consumidor para que essas tecnologias e processos circulares possam efetivamente ser postos em pratica. Como agente de mudança, minha expectativa é exatamente instigá-los a pensar de forma sistêmica e a identificar suas possibilidades de mudança e de interferência (para melhor)”, explica.

 

 

Link relacionado: https://www.facebook.com/events/284659078654898/