Normalmente, as empresas sustentáveis se preocupam em cuidar do ambiente, com o trabalho justo e com a sobrevivência econômica. Na Villaget, o aspecto social vem em primeiro lugar. Tanto que antes de uma empresa que produz moda, a marca é um instituto que apoia a comunidade. "A Villaget nasceu dentro de um projeto social, que por meio do seu instituto, promove inclusão social e capacitação profissional de adolescentes e jovens em Novo Hamburgo, na Região Metropolitana do Rio Grande do Sul", destaca o sociólogo Mauro Pereira, responsável pela iniciativa.
Reconhecida como polo calçadista brasileiro, a cidade também precisa cuidar da inclusão e do apoio aos jovens. Foi aí que nasceu o Instituto Villaget, criado em 2003. Só depois veio a produção dos tênis, alpargatas e mochilas com material reciclado, como forma de garantir a manutenção das atividades sociais.
Os cerca de 50 meninos e meninas que participam do projeto têm aulas de iniciação digital, educação e criatividade e também participam de oficinas de calçados e acessórios. Além disso, o Instituto Villaget apoia as mulheres da comunidade, estimulando o empreendedorismo social. " A moda tem um papel importante para transformação social, não apenas em evitar a mão de obra escrava, mas também em mostrar um novo caminho", destaca o empresário.
As coleções unem moda e materiais reciclados e também são veganas. Na produção, são utilizadas lonas recicladas, descartadas pelos fabricantes de calçados. Os tênis são produzidos por microempresas parcerias, estimulando o desenvolvimento local. A autonomia na gestão financeira e o desenvolvimento econômico também estão na base do Instituto Villaget, não só para permitir o crescimento da marca, mas principalmente para apoiar o desenvolvimento de crianças e jovens da comunidade.
Conheça a Villaget e apoie também esta iniciativa.
Link relacionado: http://www.villaget.org/