Todo lixo é um erro de design

24/10/2017

A imagem que ilustra esse post foi registrada pelo fotógrafo norte-americano Justin Hofman, que estava olhando um cavalo-marinho nadando nas águas da Indónésia, quando o mar foi invadido por plástico, lixo e esgoto. Para combater a corrente, o animal se agarrou a um cotonete maior do que o próprio corpo. O registro deste momento acabou se transformando em um símbolo da poluição e do lixo que se alastra por todo o planeta.

A oficina Todo Lixo é um Problema de Design é uma tentativa de oferecer alternativas situações semelhantes e diminuir a geração de lixo. A atividade será promovida nesta quarta-feira, 25 de outubro, das 18h30 às 22h30, na Unisinos Campus Porto Alegre, localizada na Av. Nilo Peçanha, 1640, na sala 705 do Prédio Novo. As inscrições gratuitas podem feitas pelo link: https://www.sympla.com.br/oficina-todo-lixo-e-um-erro-de-design-para-a-semana-lixo-zero-porto-alegre-2017__205733. Vagas limitadas.

O objetivo da atividade é levantar a questão do uso de matéria-prima não renovável como uma tampa para várias embalagens de vidro, com base na problemática das implicações ambientais e sociais causadas por mineradoras, evidenciadas a partir da tragédia de Mariana. Essa ideia está relacionada com a temática lixo zero, pois desafia os estudantes e profissionais a pensar alternativas em embalagens, de maneira a eliminar o uso de materiais não renováveis, principalmente em tampas, lacres e invólucros. Eliminar tais materiais no desenvolvimento desse complemento das embalagens elimina, por consequência, a extração de recursos naturais e enfraquece o mercado de indústrias como a Samarco, que causou um enorme impacto socioambiental irreversível e que (ainda) não foi responsabilizada pela tragédia.

A dinâmica consiste na exposição de conceitos (30minutos), discussão (30minutos) e atividade prática (3h), com uso de metodologias de Design Thinking e Design Circular para o desenvolvimento de propostas conceituais alinhadas com o objetivo da oficina.

A atividade é promovida peça Pasárgada - Oficina de Sustentabilidade, uma iniciativa que visa a fortalecer a economia circular e tem como principal eixo de atuação a educação ambiental e tem como responsável a administradora Fabíola Pecce, especialista em Gestão Ambiental. Quem vai ministrar a oficina é a designer de moda Marina Anderle Giongo, doutoranda em designer na UFRGS. Ela gerencia o Núcleo de Moda Sustentável da UFRGS e também é responsável pelo projeto Clube de Costura Livre.