Open Feira de Design na Unisinos

20/10/2017

Evento será realizado neste sábado, 21 de outubro, no campus Porto Alegre, com mais de 90 expositores.

Um novo local para eventos de moda e design está nascendo em Porto Alegre. O Espaço Unisinos, localizado na Avenida Nilo Peçanha, 1640, receberá um intensa programação com marcas, expositores e conteúdo. É a Open Feira de Design, que será realizada neste sábado, 21 de outubro, juntamente as feiras gráficas Papelara e Parada Gráfica. O agito começa às 9h e vai até às 21h. São mais de 90 expositores, talks, oficinas, palestras. Com ou sem chuva, o evento está confirmado.

"Muito mais do que uma feira, está será uma edição de verdadeira imersão no universo do design e da indústria criativa", afirma Camila Farina, organizadora da Open. Criada, desenvolvida e realizada pela Maria Cultura, tem como objetivo movimentar o mercado criativo trazendo ao público produtos autorais e de marcas locais. (além de opções gastronômicas para uma experiência completa de um evento de rua.) O evento é inspirado nas feiras de design abertas de Palermo, em Buenos Aires, a Open já reuniu desde sua primeira edição um público de 22.000 pessoas e 300 expositores.

O público também poderá conferir Bazar do Vinil 103.3, desfile de moda, exposição fotográfica, aula-show com degustação do Curso de Gastronomia da Unisinos, talks com marcas que integram a Open sobre design e empreendedorismo, oficinas e exibição de documentário e apresentação da banda Acústico Rockfeller.

Entre as marcas expositoras dessa edição estão a Escola Gaúcha de Joalheria, Preza, Zeen Studio, Lucas Moraes, Gravurando, ma.am, Quinta Urbano e Chiringuitas Ibiza. Pela primeira vez a marca Louloux, do designer Cristiano Bronzatto estará na feira, trazendo seus calçados feitos a mão e com produção sustentável.

No Lounge Unisinos, marcas de alunos e egressos dos cursos de Moda e  Design também apresentam suas criações: Aletrame, Yugen Store, Animalesco, Nebulosa Artwork, Minimale, Dream Moda Íntima, Lerô Design.

Na discotecagem, Grave&Groove e Porã, da Unisinos FM embalam a trilha sonora.

O evento tem entrada franca. O acesso às atividades é livre e por ordem de chegada, sujeito a lotação das salas.

// Programação

9h às 21h

//Feira de Design Independente

Marcas nas áreas de mobiliário/decoração, brinquedos, acessórios, vestuário, gráfico.

//Discotecagem Rádio Unisinos 103.3 FM

Nas picapes: Grave&Groove e Porã

//Mini bazar do Vinil 103.3

Curadoria do DJ Porã

 

11h // Cerimônia de Adesão do FabLab Unisinos ao Selo POA.Hub.

13h e 16h30 // Flash Mob Coquetel - Degustação de mini porções e finger food.

18h15 // Desfile de Moda

Atividade proposta pelo Curso de Moda em parceria com os expositores da feira

19h30 // Aula Show com degustação

Atividade proposta pelo Curso de Gastronomia

20h00 // Show Acústico Rockfeller

>>>ARENA DE CONTEÚDO UNISINOS

Participe dos TALKS sobre design e empreendedorismo, OFICINAS para exercitar, discutir e conhecer mais sobre design.

11h30 // Palestra - Processos criativos e o uso da linguagem - Profa. Cristiane Maria Schnack

12h30 // Talk - APDesign, Lançamento do catálogo do Prêmio Bornancini

13h15 //Exibição de documentário "Coletivos Criativos de Porto Alegre" e Oficina Soluções para realidade urbana de Porto Alegre - Profs. Paula Visoná, César Kieling

15h30 // Oficina - Experimentos Criativos em Superfícies

Utilizando técnicas de carimbo, xilo, bordado e lettering para estampar e customizar diferentes superfícies - Coletivo Clube das Miçangas

16h // Exposição e Bate-papo - Livros relacionados ao design - Carlo Franzato

16h30 // Talk - Preza - Martina Seibel e Rodrigo Cury, designers e fundadores da Preza, marca que produz óculos de madeira a partir de resíduos da indústria moveleira, falam um pouco sobre processo criativo e técnicas utilizadas pela equipe criativa da marca.

16h50 //Talk - Bora Design - Roberta Hentschke propõe ao público uma conversa sobre a Desencubadora, programa da Bora Design que é uma mistura de consultoria de negócio, espaço de trabalho e formação de rede de relacionamento em função de novos negócios.

17h10 //Talk - YEP e Drops do Bem - As designers e sócias Julia Müller Dias e Fernanda Terra Lopes Simch falam sobre empreendedorismo independente e design consciente/sustentável, feito com amor, lúdico e funcional. Abordam também  produção colaborativa, a troca justa, com impacto social positivo e impacto ambiental reduzido. A conexão do artesanal com o tecnológico e com a produção local e como aplicam isso à Yep e ao Drops do Bem.

17h30 //  Talk - Dobra - Dudu e Gui são graduados em administração e apaixonados por empreendedorismo. Depois de estudar futurismo e as revoluções pós-digitais, criaram a Dobra: uma marca de carteiras e acessórios que diz não vender produtos, e sim experiências. Há um ano e meio no mercado, com um modelo de negócios aberto e com propósito de deixar o mundo um lugar mais aberto, irreverente e do bem, a Dobra já foi listada como case pelas plataformas Facebook e Instagram e acredita que pequenas inspirações geradas pelo empreendedorismo podem gerar grandes revoluções.

17h50 //Talk - Quintal Urbano - Márcia Carneiro é designer e criou uma marca que proporciona a experiência de cultivar alimentos em qualquer espaço, para quem quer uma alimentação saudável e vive em ambiente urbano! Seu mix de produtos inclui insumos, equipamentos e objetos para quem ama cultivar e degustar a natureza, tudo dentro do guarda chuva da agroecologia e gastronomia.

18h10 //Talk - Design para inovação social e cultural - Prof. Dra. Karine Freire

18h30 // Oficina - Experimentos Criativos em Superfícies - Coletivo Clube de Miçangas

19h15 // Talk - Pinterest para marcas de moda - Doutoranda Cláudia Palma (Agência Browse)

>>>SALA TORRE EDUCACIONAL

OPEN PORTFOLIOS

14 às 18h

Designers gráficos abrem suas criações ao público.

Mostra de portfólios de profissionais do design:

14h Luiza Padilha;

14h30 Rodrigo Leme (Grupo Criativo);

15h Vini Marques (Escala);

15h30 Antonella Vanoni;

16h Roberta Hentschke (Bora Design);

16h30 Cleiton Ferraz;

17h Paula Langie Araújo (Néktar);

17h30 Carmell Louize.

>>>LOUNGE UNISINOS

No Lounge Unisinos, presença de marcas de alunos e egressos dos cursos de Moda e  Design: Aletrame, Yugen Store, Animalesco, Nebulosa Artwork, Minimale, Dream Moda Íntima, Lerô Design.

DATA: 21 de outubro de 2017

HORÁRIO: das 9h às 21h

LOCAL: Espaço Unisinos (Av. Nilo Peçanha, 1640 - Porto Alegre/RS)